top of page

REGIMENTO

REGIMENTO CIENTÍFICO

 

Manaus, 30 de março de 2016.

 

NORMAS GERAIS

A Comissão Científica, comunica através das normativas a seguir o período de inscrição e submissão de trabalho científico para o 2º COAENF e 2ºCONAMEENF.

1 – INFORMAÇÕES GERAIS

1.1 – Os resumos serão analisados quanto à adequação à proposta do evento e ao cumprimento das normas de apresentação definidas por este regimento;

1.2 – A não-observância dos critérios estabelecidos impedirá a aceitação do trabalho;

1.3 – Cada participante poderá enviar no máximo 02 (dois) trabalhos como autor principal, seja, pesquisa e ou extensão, podendo também ser 01 (um) em cada categoria. No entanto, pode ser co-autor de outros 4 (quatro) trabalhos;

1.4 – Será emitido apenas 01 (um) certificado por trabalho aprovado, com o nome do autor principal, constando também os nomes dos demais co-autores, o título do trabalho e a forma de apresentação;

1.5 – Serão aceitas revisões bibliográficas;

1.6 – Não serão aceitos trabalhos de autores diferentes que sejam versões modificadas (duplicadas) do mesmo trabalho;

1.7 – Todos os trabalhos inscritos, aceitos e devidamente apresentados serão publicados nos anais do evento, disponibilizados na forma de mídia digital;

1.8 – A data para o envio dos resumos será do dia 30 de março a 25 de abril de 2016.

1.9 – Todo autor deverá estar inscrito devidamente no evento, sendo o apresentador do trabalho definido como autor da submissão; Ressalta-se que será necessário ter realizado o pagamento da inscrição, através de depósito ou transferência bancária, antes de submeter os resumos para avaliação;

1.10 – Trabalhos relacionados à pesquisa envolvendo seres humanos deverão seguir as determinações da Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde;

1.11 – Os conteúdos científicos e éticos dos trabalhos são de inteira responsabilidade dos autores;

1.12 – Orientações e dúvidas sobre este edital podem ser dirigidas através do e-mail: coaenf@gmail.com ou do www.coaenf.wix.com/2016.

1.13 – Os casos omissos serão analisados pela Comissão Executiva do evento.

2 – CATEGORIAS TEMÁTICAS

Os resumos deverão se enquadrar nos seguintes eixos temáticos:

I. “Perspectivas na atuação do ensino-aprendizagem em enfermagem”.

II. “Contextualização histórica-atual nos paradigmas da atuação em enfermagem”.

III. “O papel político-social da enfermagem para à inovação da atuação da profissão, saúde e sociedade”.

3 – TIPOS DE RESUMOS

3.1 – Poderão ser enviados resumos no formato de Produção Científica e Relatos de Experiências e/ou Vivências.

3.2 – O resumo é classificado na forma de apresentação: Comunicação Coordenada.

4- CADASTRO DO RESUMO

4.1 - Preencher o formulário de cadastro de resumos (presente no web-site do evento www.coaenf.wix.com/2016).

I. Identificar o autor responsável pelo cadastro e seus dados;

II. Autores: Serão aceitos no máximo 5 autores por trabalho submetido, sendo 01 (um) autor principal e 04 (quatro) co-autores.

III. No ato do preenchimento do formulário o autor responsável deverá indicar quem será o relator do trabalho, devendo necessariamente ser ele próprio ou um dos co-autores do trabalho submetido.

a. Os dados fornecidos para todos os autores são os mesmos e devem ser preenchidos corretamente, uma vez que serão utilizados para impressão do certificado.

b. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

c. É de responsabilidade do responsável pela inscrição qualquer erro em relação a esse item.

IV. Os dados do orientador e/ou coordenador, do projeto e/ou pesquisa e do trabalho deverão ser preenchidos de acordo com o formulário de cadastro.

V. Ao submeter o resumo o autor autoriza a publicação do mesmo nos Anais do 2º Congresso Amazônico de Enfermagem – 2º COAENF, autorizando a fazer quais quer correções ortográficas antes da publicação nos anais do evento.

4.2 - Os trabalhos serão analisados por uma Comissão Científica designada pela Comissão Executiva e será composta por profissionais Enfermeiros requisitados nos temas/eixos.

5- CRITÉRIOS EDITORIAIS DO RESUMO

5.1 – NORMAS PARA FORMATAÇÃO DO RESUMO

I. Os trabalhos que forem submetidos deverão estar obedecendo os requisitos da Norma Culta e dedicado à gramática da língua portuguesa para a elaboração e envio do resumo, sendo indeferido aqueles que assim não o fizerem.

II. Os trabalhos selecionados serão distribuídos de acordo com a modalidade de apresentação e eixo temático escolhidas pelos autores.

III. O corpo do resumo deverá ser estruturado e conter os seguintes itens, de acordo com as categorias abaixo:

a. Se resumo de pesquisa científica: Introdução, Objetivos, Métodos, Resultados, Implicância para Enfermagem, Conclusão e Referências.

OBS.: Em métodos, descrever modelo, procedimentos, participantes, instrumentos, análise estatística, entre outros aspectos que os autores considerarem relevantes, bem como, referências ao término do corpo do resumo.

b. Se relato de experiência: Introdução, Justificativa, Desenvolvimento, Implicância para Enfermagem e Conclusão.

IV. É VEDADA a colocação de tabelas, gráficos ou outro tipo de ilustração no resumo.

V. A inscrição, independentemente da modalidade exige a inscrição prévia do apresentador no web-site sendo indeferido os resumos enviados por autores que não estiverem inscritos devidamente no evento.

VI. A quantidade de apresentações orais será LIMITADA ao quantitativo máximo de apresentações de acordo com os critérios da comissão executiva, tendo em vista não prejudicar o apresentador por não dispor de estrutura necessária.

6- REGRAS GERAIS PARA ELABORAÇÃO DO RESUMO

6.1- Solicitamos que escreva seu resumo em arquivo do tipo .doc (software Word®), devendo o corpo do resumo conter o máximo de 2500 caracteres (com espaço).

6.2- O Resumo deve conter no cabeçalho da primeira página o Título do trabalho, em Negrito, caixa alta, tamanho 11, centralizado.

6.3- Formatação: Margens: Superior (2cm), inferior (2cm), esquerda (3cm) e direita (2cm). Papel: A4.

6.4- Cor padrão preto.

6.5- Autores: Nomes dos autores completos, itálico, tamanho 11, abaixo do título.

6.6- O orientador que deve ser incluído como um dos autores, se houver.

6.7- Alinhamento justificado.

6.8- Colocar referências bibliográficas no resumo, seguindo o modelo de vancouver.

6.9- O resumo deverá, se possível, ser salvo em arquivo no formato (.doc).

7- ENVIO DOS RESUMOS

7.1 – Para enviar o resumo dos trabalhos de pesquisa é necessário ter realizado previamente o preenchimento do formulário de Inscrição Individual presente no site do evento e estar devidamente inscrito no evento.

7.2- Após preencher o formulário de cadastro do trabalho, a submissão será feita pelo site, segundo as regras deste regimento.

7.3- O resumo deve ser enviado como anexo, para o e-mail coaenf@gmail.com devendo informar como assunto Submissão de Trabalho.

7.4- Em caso de duplicidade será considerado o último enviado.

7.5- O prazo final de envio de resumos de trabalhos será às 23:00h do dia 25 de abril de 2016.

7.6- Após o envio do resumo do trabalho, em até 3 dias úteis, a organização enviará um e-mail de confirmação de recebimento.

*Caso o autor não receba o e-mail de confirmação da Organização, em até 3 dias úteis, este deverá entrar em contato pelo e-mail coenf@gmail.com o mais rápido possível para solucionar o problema.

7.7- Só serão aceitos trabalhos cujos formulários de cadastro estejam corretamente preenchidos e cujo formato do resumo do trabalho enviado pelo esteja de acordo com as especificações.

7.8- A lista dos trabalhos selecionados será divulgada até o dia 05 de maio de 2016 através do site do 2º COAENF.

7.9 Disponibilizaremos dois modelos de resumos, um de relato de experiência e o outro de resumo científico no web-site do evento para guiar o participante na formulação.

8- DA ACEITAÇÃO DOS TRABALHOS

8.1- A Comissão Avaliadora será composta por convidados a serem escolhidos pela organização científica e esta será responsável por avaliar os resumos e as apresentações dos trabalhos.

8.2- A divulgação dos trabalhos aprovados será feita pelo web-site para domínio público e em ordem aleatória, determinada pela Comissão Avaliadora, não sendo os trabalhos classificados por nota.

8.3- Os trabalhos que tiverem enquadrados nas normas deste regimento serão aceitos, havendo limite apenas relacionados com a infraestrutura do local a ser realizado o encontro.

8.4- A Comissão avaliadora é soberana, não havendo possibilidade de mudanças nos resultados.

9- DA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

9.1- Os autores dos trabalhos serão comunicados quanto à data e local da apresentação, bem como de exposição, a partir do dia 05 de abril de 2016. Porém os espaços para as apresentações já estarão datados em nossa programação, estando sujeitas a alterações.

9.2- As apresentações deverão ser realizadas nas datas e horários estabelecidos, não sendo permitidas mudanças sem o consentimento prévio da Comissão Executiva.

9.3- Modalidade de Apresentação:

Apresentações Orais (Comunicação Coordenada)

I. A Secretaria Executiva do evento irá orientar o local das apresentações orais, devendo ser confirmada pelo (a) autor (a) 1 dia antes da apresentação. O autor deve procurar a Comissão Organizadora no local do evento para as devidas orientações.

II. O autor responsável pela apresentação deve estar no local 60 (sessenta) minutos antes.

III. O apresentador\autor deverá assistir um mínimo de 5 apresentações da sua mesma qualificação e/ou categoria.

IV. A apresentação oral de cada trabalho será limitada em 10 (dez) minutos, seguida de um período de 05 (cinco) minutos para discussão.

V. Até o dia 06 (seis) de maio de 2016, o autor/apresentador deverá enviar a apresentação em Power Point ao e-mail coaenf@gmail.com;

VI. Quando solicitado por e-mail, o autor deverá encaminhar a apresentação do trabalho no formato Power Point® versão 2007 ou 2013 no prazo especificado. Porém, esta deverá estar pronta em no mínimo 3 (três) dias antes do evento.

VII. Necessitando de algum outro equipamento, o apresentador deverá entrar em contato com a Comissão Executiva e organizadores no ato do Credenciamento para que possa ser providenciado, se possível.

 

Cordialmente,

 

 

 

Maria Alex Sandra Costa Lima Leocádio

Presidente

Comissão Científica

 

REGIMENTO PARA INSCRIÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

bottom of page